Re-Word-It é brincar a sério com as palavras. É leitura e escrita. É entusiasmo, curiosidade e autonomia. É aprendizagem e evolução contínua.
DESENVOLVER A LEITURA E A ESCRITA ATRAVÉS DA PRÁTICA
Curso de 25h (totalmente online) acreditado pelo CCPFC para Professores dos Grupos 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340 e 350. Releva para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica) dos grupos indicados.
Este curso, destinado a docentes de línguas, pretende explorar estratégias de escrita, compreensão e leitura, indo da prática à teoria, da experimentação à consolidação de processos.
No final da ação, os formandos deverão ter adquirido ferramentas que lhes permitam:
Desenvolver o gosto pela escrita através da prática empenhada e divertida de diferentes tipos de texto;
• Contribuir para uma vivência da leitura através de jogos diversificados;
• Implementar e conduzir o processo criativo e metacognitivo da leitura e da escrita;
• Construir e experimentar novas estratégias de leitura, de escrita e de compreensão leitora.
Formadora: Margarida Fonseca Santos
A ESCRITA CRIATIVA APLICADA AOS CONTEÚDOS CIENTÍFICOS
Curso de 25h (e-learning) acreditado pelo CCPFC para Professores dos Grupos 230, 510, 520, 540 e 560. Releva para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica) dos grupos indicados.
A aposta no cruzamento entre a escrita e a ciência, mediante a utilização de técnicas de escrita criativa para criar textos de conteúdo científico, parece-nos ter potencial para ajudar os professores a fomentarem a compreensão da ciência junto dos seus alunos, quer seja em sala de aula quer a nível de clubes de ciência que hoje já existem em muitas escolas.
No final da ação, os formandos deverão ter adquirido ferramentas que lhes permitam:
• Identificar diferentes formas de comunicar ciência (da notícia ou informação para os leigos ao conto científico);
• Transformar uma informação ou facto científico num texto claro e eficaz recorrendo a técnicas de escrita criativa;
• Fornecer ferramentas que aliem o prazer na escrita à aprendizagem e compreensão dos conteúdos científicos;
• Saber implementar e conduzir o processo criativo e metacognitivo da boa comunicação científica.
Formadora: Isabel Peixeiro
EM AULAS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E PLNM
Curso de 25h (totalmente online) acreditado pelo CCPFC para Professores dos grupos 120, 200, 210, 220, 300, 320, 330, 340 e 350. Releva para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica) dos grupos indicados.
Com este curso, destinado a professores de Línguas Estrangeiras e de Português Língua Não Materna, procuramos atingir os seguintes objetivos gerais:
– Identificar o potencial de determinados recursos audiovisuais através de uma análise didática alternativa;
– Reutilizar materiais audiovisuais autênticos de forma criativa dando-lhes uma segunda vida;
– Criar conteúdos pedagógicos próprios para tirar o maior partido dos recursos audiovisuais autênticos, seguindo uma abordagem por etapas.
Formadora: Paula Isidoro