Acreditamos na aprendizagem por prazer, autónoma e consciente, e no feedback capaz de construir a confiança e o conhecimento, num ambiente onde as emoções e os pensamentos fazem parte do processo.
Recuperamos o prazer na escrita através de desafios e da partilha de ferramentas para construção e edição de textos
O prazer na escrita:
Utilizamos desafios de desbloqueio para levar os alunos a entrar em modo de jogo ― uma forma descontraída de conseguir elevados níveis de concentração, motivação e prazer. Fomentamos ainda o trabalho de edição do texto, estimulando a curiosidade em observar, para lá daquilo que se conta num livro, a forma como o autor o escreveu.
Fomentamos a prática leitora constante num formato descontraído e informal
Um novo olhar sobre a leitura:
O monitor conta ou lê, de forma cativante, textos da tradição oral ou de livros de autores. A audição de histórias, contadas pelo monitor ou lidas por este para toda a turma, permite que se criem hábitos de audição atenta, aumentando a curiosidade pela leitura silenciosa.
Treinamos a atenção e exercitamos a coerência entre o corpo e a mente para otimizar o rendimento e a autorregulação emocional
Descontração/Atenção e emoção:
Utilizamos exercícios feitos de forma sistemática e descontraída para treinar a atenção, para a desfocar e voltar a focar. Estas estratégias podem ajudar na aprendizagem, na memorização do apreendido e na interligação entre conhecimentos.
Usamos a audição interior para trabalhar a entoação e reverter os casos de insucesso na leitura
Da música para a leitura:
Para melhorar a fluidez da leitura e a compreensão do texto, estimulamos o desenvolvimento da audição interior de frases e textos, num trabalho que envolve também a memória e a emoção. Este trabalho é especialmente importante nas fases pré-leitoras, e nos casos de insucesso na leitura.
Transformamos a aprendizagem através do desenvolvimento da consciência dos mecanismos que cada um utiliza para produzir, compreender e aprender
Pensar sobre o pensamento:
Trabalhamos a metacognição dos processos de memorização e aprendizagem, para que cada aluno possa intervir na sua própria evolução. Incentivamos a observação e aplicação de diferentes formas de aprendizagem, promovendo a autonomia e a motivação intrínseca.