Re-Word-It é brincar a sério com as palavras. É leitura e escrita. É entusiasmo, curiosidade e autonomia. É aprendizagem e evolução contínua.
CAIXA DE FERRAMENTAS – DESENVOLVER A LEITURA E A ESCRITA ATRAVÉS DA PRÁTICA
Curso de 25h (totalmente online) acreditado pelo CCPFC para Professores dos Grupos 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340 e 350. Releva para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica) dos grupos indicados.
Este curso, destinado a docentes de línguas, pretende explorar estratégias de escrita, compreensão e leitura, indo da prática à teoria, da experimentação à consolidação de processos.
Porquê Caixa de ferramentas? Porque este curso culmina numa compilação de ferramentas/materiais pedagógicos para os professores participantes utilizarem em sala de aula e/ou nos apoios educativos.
No final da ação, os formandos deverão ter adquirido ferramentas que lhes permitam:
1 – Desenvolver o gosto pela escrita através da prática empenhada e divertida de diferentes tipos de texto;
2 – Contribuir para uma vivência da leitura através de jogos diversificados;
3 – Implementar e conduzir o processo criativo e metacognitivo da leitura e da escrita;
4 – Construir e experimentar novas estratégias de leitura, de escrita e de compreensão leitora.
Formadora: Margarida Fonseca Santos
Informações – Associação Educativa para o Desenvolvimento da Criatividade
Curso de 25h (e-learning) acreditado pelo CCPFC para Professores dos Grupos 230, 510, 520, 540 e 560. Releva para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica) dos grupos indicados.
A aposta no cruzamento entre a escrita e a ciência, mediante a utilização de técnicas de escrita criativa para criar textos de conteúdo científico, parece-nos ter potencial para ajudar os professores a fomentarem a compreensão da ciência junto dos seus alunos, quer seja em sala de aula quer a nível de clubes de ciência que hoje já existem em muitas escolas.
No final da ação, os formandos deverão ter adquirido ferramentas que lhes permitam:
1 – Identificar diferentes formas de comunicar ciência (da notícia ou informação para os leigos ao conto científico);
2 – Transformar uma informação ou facto científico num texto claro e eficaz recorrendo a técnicas de escrita criativa;
3 – Fornecer ferramentas que aliem o prazer na escrita à aprendizagem e compreensão dos conteúdos científicos;
4 – Saber implementar e conduzir o processo criativo e metacognitivo da boa comunicação científica.
Formadora: Isabel Peixeiro
Informações – Associação Educativa para o Desenvolvimento da Criatividade
Curso de 25h (totalmente online) acreditado pelo CCPFC para Professores dos grupos 120, 200, 210, 220, 300, 320, 330, 340 e 350. Releva para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica) dos grupos indicados.
Com este curso, destinado a professores de Línguas Estrangeiras e de Português Língua Não Materna, procuramos atingir os seguintes objetivos gerais:
1 – Identificar o potencial de determinados recursos audiovisuais através de uma análise didática alternativa;
2 – Reutilizar materiais audiovisuais autênticos de forma criativa dando-lhes uma segunda vida;
3 – Criar conteúdos pedagógicos próprios para tirar o maior partido dos recursos audiovisuais autênticos, seguindo uma abordagem por etapas.
Formadora: Paula Isidoro
Informações – Associação Educativa para o Desenvolvimento da Criatividade
SINOPSE:
Neste pequeno curso, dar-se- ão os primeiros passos para escrever textos muito curtos. Decide-se o que se deve contar e o que se deve esconder, para que o leitor intua e reconstrua o texto, provocando tantas interpretações quantas as leituras. Para cada aula, será dado um feedback com todos os textos, para que aprendamos uns com os outros ― a formadora fará todos os exercícios com o grupo. É nessa partilha de textos que se aprende verdadeiramente.
CONTEÚDOS:
Bloco 1 – Desbloquear a escrita ― da confusão ao texto
Bloco 2 – Personagem ― mostrar sem dizer
Bloco 3 – Tempo e espaço ― trabalho de pormenor
Bloco 4 – Limar arestas ― editar o texto
Bloco 5 – Esconder ― o desafio ao leitor
Para mais informação: equipa.rewordit@gmail.com
Quem disse que encontrar a criança que há em si é incompatível com o seu crescimento no domínio da escrita? Os nossos cursos na área da literatura infantojuvenil estão à sua espera. Estas oficinas incidem sobre as particularidades da escrita para crianças, sobre a construção do enredo quando o público-alvo é constituído por jovens e sobre métodos de depuração de linguagem, entre outros aspectos. Aceite o desafio e encontre em Margarida Fonseca Santos, Paula Pessanha Isidoro e Isabel Peixeiro as parceiras para as suas aventuras! Apareça e cresça!
Para mais informação: equipa.rewordit@gmail.com